• Alexandre Tatsuya Iida

Sashimi|刺身

Atualizado: 12 de Dez de 2019


Quem não conhece um Sashimi? Muitos. Comecemos pelo nome. O Sashimi são fatias de peixes crus cortados. Então o nome correto seria KIRIMI.

Os antigos nunca gostaram do termo CORTAR ou KIRU. Kiru em tempos remotos era bastante ouvido em julgamento de pena capital. HARAKIRU, para os condenados à morte.

Assim, SASSU que é espetar e transformar uma coisa grande em pequenas porções, foi bem visto.

No mundo do Sake também o Cortar não foi bem recebido. Em eventos de inauguração onde as pessoas cortam um fita com a tesoura, os conservadores trocaram para Quebrar a tampa do Barril de Sake.

E você sabia que há uma ordem de comer as fatias de Sashimi? Não uma ordem do peixe, mas a ordem de como está expostos. De frente para trás. Ou seja, pegue pela fatia da frente e assim por diante. Nada de pegar o de trás que tá mais gordo.

Com o olhar mais sensível, a Chef Telma Shiraishi quando serve o Sashimi no restaurante Aizomê, separa todos os tipos de peixes. Assim o cliente pode comer pelo peixe que desejar, sem desconstruir a estrutura do prato. O verdadeiro espírito Omotenashi.

É feio dissolver o Wassabi no Shoyu? Bonito nunca é, mas vai de cada um. O correto seria colocar um pequena quantidade de wasabi em cima do fatia do peixe, molhar o peixe no shoyu e comer. Assim, você desfruta os 3 sabores separadamente.

É regra? Não é. Uma vez que nem no Japão entra em consenso.

Coma bonito e elegante.

#Sashimi #Wasabi #TelmaShiraishi

Logo.png
LOGO BRASIL.png

© Adega de Sake 2004. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total das informações