• Alexandre Tatsuya Iida

Nishime|煮しめ

Atualizado: 12 de Dez de 2019


Atendi o pedido da Karina Carlson que pediu um dos primeiros pratos que aprendi a fazer.

Nishime, talvez um dos pratos mais simbólico de toda a gastronomia japonesa. E nela que aplica-se o Ofukuro no Aji お袋の味, o Sabor da Mãe. O Nishime faz parte do grupo do Nimono, prato clássico que compõe o circuito do Kaiseki Ryouri.

O Nishime está presente em várias ocasiões do cotidiano dos japoneses. Nos obentôs, já que os legumes e proteínas cozidas não tem caldo, acaba durando mais tempo. Em festivais Matsuri, Oshôgatsu, Obon, seja festivo ou para lembrar de um ente querido em missas, o prato agrada desde jovens ao idosos. Principalmente idosos por causa dos ingredientes macios.

Compreender, apreciar e saborear um Nishime, é o que há de mais complexo na gastronomia japonesa. Os ingredientes e temperos em pleno equilíbrio, deixa o prato com sabor sutil e bem complexo.

Países do continente americano e alguns da Europa acaba não conseguindo interpretar as nuances do Nishime e não consomem muito. Isso vale para Nimonos de legumes e Odens.

O Nishime são compostos por ingredientes de cada local e estação do Japão. Se resumirmos, seria:

- Frango, que pode dar o caldo - Massa de Peixe, Tikuwa, Kamaboko - Peixes, em algumas regiões - Fatias grossas de Tofu Frito - Shiitake Seco, para dar caldo (olha vegetarianos) - Cenoura em formato de Sakura - Konyaku - Takenoko, broto de bambu - Alga Kombu - Inhame (fundamental) - Nabo (fundamental) - Raíz de Lotus - Ervilha torta ou Vagem, para enfeitar.

Então, pega todos os ingredientes e tempera com Shoyu (Um bom Shoyu. Errou aqui, erra tudo), Sake, Mirin, açúcar e uma pitada de sal. Não vai Ajinomoto, pois os ingredientes dissolvem rápido.

E o mais legal é o Nishime Dormido. O do dia seguinte, quando os ingredientes absorveu o sabor de todos os ingredientes, quase tudo da mesma cor, meio derretido, bota em cima do Gohan quentinho e manda a ver.

PS: Diferença entre o NIMONO 煮物 e NISHIME にしめ. O primeiro serve quente e com caldo. O NISHIME cozinha até absorver todo o caldo. Pode comer quente ou frio.

#Nishime #Nimono

Logo.png
LOGO BRASIL.png

© Adega de Sake 2004. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total das informações