• Alexandre Tatsuya Iida

Nori|海苔

Atualizado: 12 de Dez de 2019


Vista aérea momentos antes do pouso no Aeroporto Internacional de Saga

Quem não gosta de Nori, a alga. No Makizushi, no Gunkan Maki, no Temaki, no Oniguiri, Furikake, Ochazuke, etc. A alga está presente em tudo que é lugar na culinária japonesa.

O que muitos não sabem e postadas em alguns blogs que a alga é uma lâmina fina e que são cortadas em quadrado, secas ou assadas, empacotadas e enviados ao mercado.

Então, não é bem assim. Alga é um musgo. Tanto que o o homônimo do termo NORI é Cola, de tão gosmento que é.

Em rochas perto do mar ou em telas nas Fazendas de Nori (conforme a imagem) são recolhidas as algas Noris que são musgos fibrosos.

São recolhidos em baldes e levados para as fábricas. Lá são moídos. Depois são colocados em um forma de madeira com um Sudarê embaixo. Enquanto vai espalhando as algas com a mão, vai levantando a esteira e cortando a água. Tira se a forma e está pronto a Folha de Nori.

Seca se ao vento, endurece, é retirado e guardado longe da umidade. Um mínimo de contato com a umidade, a folha começa a enrugar e endurecer quando frio. Borrachudo quando quente.

Por isso, ao comer um sushi, coma rápido enquanto crocante.

O Nori é uma bomba de Umami, rico em vitaminas, cálcio e proteínas.

A alga é produzida em toda a encosta quente do Japão e concentrada no Mar de Ariake que banha, Fukuoka, Saga e Nagasaki. A Ilha de Kyushu corresponde a metade de toda a produção japonesa, sendo a Província de Saga, 20%.

Post sugerido por Daniel Letti.

(Loja especializada em Noris em Saga. O pacote mais caro vem em uma caixa de madeira com 150 folhas custando 250 dólares.)

Nas fotos: 1 - Vista aérea momentos antes do pouso no Aeroporto Internacional de Saga. 2 - Vista de perto da Fazenda de Nori no meio do mar. 3 - Alga crua moída na forma. 4 - Nori no formato para secar. 5 - Loja especializada em Noris em Saga. O pacote mais caro vem em uma caixa de madeira com 150 folhas custando 250 dólares.

#Nori

6 visualizações
Logo.png
LOGO BRASIL.png

© Adega de Sake 2004. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total das informações