• Alexandre Tatsuya Iida

Temaki|手巻き

Atualizado: 12 de Dez de 2019


O Temaki. TE = Mão e MAKI = Enrolado. É óbvio que é enrolado com as mãos. O significado do Temaki é: Makizushi feito com qualquer Mão. Ou seja, Enrolado de Sushi feito até por Amadores. Isso mesmo. Não é muito comum os Sushi-yás no Japão servirem Temakis, muitos menos uma Temakeria. Esse tipo de estabelecimento é originário do Brasil e sendo exportado para outros países como a Italia.

A cultura do Temaki vem do final do período Edo. E trabalhadores e moradores de Edo (atual Tokyo) eram chamados de EDOKKO 江戸っ子. Com a fama de apressados, estabanados, impacientes (até hoje), os trabalhadores das construções civis, achavam um desperdício parar o serviço para comer. O motivo disso era bem compreensivo. Eles recebiam por hora trabalhada.

Para isso, antes d entrar no serviço, passavam em barracas de Sushis e compravam Nori, Sushimeshi すし飯 e pedaços de Atum. Shoyu, eles traziam em cerâmicas pequenas. E quando surgiam pequenos intervalos, sacavam os seus ingredientes, tiravam o Nori, colocavam o Arroz sobre ele, os pedaços de Atum, enrolavam e pingavam shoyu. Como se fossem enrolar um cigarro (ou coisa parecida), comiam em pé e rapidamente. Tempo é dinheiro.

E como já era época onde peças de ferros eram usados nas construções, o metal era preparado e moldado no local. Vermelho de tão quente lembravam os pedaços de Atum. Assim, além do surgimento do Temaki, também o Makizushi de Atum recebeu o nome de TEKKAMAKI. TEKKA = Ferro em Brasa.

Hoje no Japão, o Temaki é feito amplamente das residência dos japoneses. Seria o churrasco dos brasileiros para juntar a família e os amigos para se divertirem. Os nipônicos que na maioria são os EDOKKOS, precisavam parar para respirar e os entes da família poderem se prestarem atenção. Para isso, foi determinado que o 3º sábado de cada mês, celebre o Dia do Temaki, para ver os japoneses parem e curtam a vida.

Por regra, coloca-se no Temaki, ingredientes que agradam o seu gosto entre pescados, ovas de peixes, frutos do mar, vegetais e até algumas frutas. Não esqueça que o Nori e o Arroz são mandatários no Temaki. Então combine bem os sabores para não estragar o conjunto.

Bom Temaki para todos.


13 visualizações
Logo.png
LOGO BRASIL.png

© Adega de Sake 2004. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total das informações