• Alexandre Tatsuya Iida

Kirin|麒麟

Atualizado: 12 de Dez de 2019


Ao falar a palavra KIRIN, cervejeiros logo ficam atentos. Só que hoje vamos desvendar o que significa este nome. Depois a gente discute o assunto bebendo.

KIRIN 麒麟 é um ser da mitologia chinesa que tinha corpo e um par de chifres de um Cervo, casco e crina de Cavalo, cauda de Touro, penugem que parece escamas e o rosto de Dragão. Acreditava se que podia viver 2 mil anos e sua aparição era muito rara, dando o ar da sua graça quando aparecesse junto a uma divindade ou um governante no mundo.

De temperamento calmo, generoso e piedoso, ama as pessoas e os animais e não se alimentam de seres vivos. Tem uma enorme compaixão pelas almas puras e jovens e dá a sua vida para protegê-las. Se necessário, cospe fogo diante de qualquer ameaça.

Como o Unicórnio na mitologia ocidental, é um ser livre e indomável o que quando capturado comete o suicídio depois de ter um surto furioso.

Nos dias de hoje, o Kirin é representado em festivais chineses, festas do ano novo ou inaugurações de empresas e lojas para afastar espíritos malignos.

Agora por que deste ser mitológico num rótulos de cerveja? Quando um americano com descendência norueguesa começou a produzir as cervejas em solo japonês em 1870 e posteriormente a cervejaria foi comprada pela já gigante Mitsubishi em 1907, o então Presidente da empresa Heigorô Shouda colocou o nome de KIRIN, já que as muitas cervejas importadas vinham com desenhos de gatos e lobos. Shouda então escolheu o ser da mitologia oriental para fazer frente a um mercado já competitivo.

E ainda tão preocupado que pudesse ser copiado, foi inserido as letras em Katakana KIRIN キリン dentro do desenho, conforme a imagem.

É, a Mitsubishi é a dona da Kirin. E a Kirin é a dona da Azuma Kirin 東麒麟 . Tanto que na antiga unidade de produção de sakes em Campinas/SP ainda encontra a marca da Mitsubishi na fachada.

O curioso é que se você der um Google Tradutor e inserir Kirin, resultará em Girafa. Isso mesmo. O ser mitológico emprestou o seu nome para a Girafa. Analisemos em detalhes. Crina e casco semelhante ao cavalo, rabo de Touro, corpo de Cervo, penugem que parece escamas são as pintas e um par de chifres. Acho que escapou o rosto de Dragão e o pescoço nada a ver.

Acho que agora tem ainda mais assunto para tomar uma Kirin gelada, não?


41 visualizações
Logo.png
LOGO BRASIL.png

© Adega de Sake 2004. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total das informações