• Alexandre Tatsuya Iida

Ingredientes do Dashi|出汁の素材

Atualizado: 12 de Dez de 2019


Ontem aconteceu um dos salões do Tivoli Mofarrej - São Paulo com a realização Consulado Geral do Japão em São Paulo, a apresentação sobre o DASHI 出汁 e seus Ingredientes.

Com a apresentação dos Chefs Jun Sakamoto, Telma Shiraishi, Satoshi Kaneko e Edson Riyoiti Yamashita, cada um preparando o seu Dashi na frente dos convidados, os profissionais explicavam sobre cada ingrediente, seus cuidados, dicas e truques na hora do preparo.

O engraçado e fiquei um pouco emotivo é o cheiro que vinha da panela. O Kombu soltando seus nutrientes e uma avalanche de umami, o Katsuobushi dançando na agua quente, o Shiitake inflando na água, o Iriko parecia nadar na água.

O Aroma clássico do Dashi é algo que nos lembra o nosso lar japonês. Imagina você criança que vive morrendo de fome, faz a lição de casa na cozinha e fique sentindo o cheiro do preparo da refeição. O curioso é que com o tempo e hábito, você passa a reparar o que está dentro do caldo e o qual será o prato final.

Será que é um simples Osuimono? Será que o jantar será um Nabê com Peixe? Será que é um Yudôfu? Essa era uma prazer à parte de descobrir o que viria no jantar.

E depois de 15 anos, finalmente o jantar com a família toda. O Dashi não é apenas um item da gastronomia.

É o CALDO BASE da família japonesa.

Katsuobushi (Peça)

Katsuobushi (Ralado)

Iriko

Hidaka Kombu de Hokkaido

Shiitake Seco


0 visualização
Logo.png
LOGO BRASIL.png

© Adega de Sake 2004. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total das informações