• Alexandre Tatsuya Iida

Tenmusu|天むす

Atualizado: 12 de Dez de 2019


Talvez esse prato, ou lanche possa agradar gregos e troianos, corinthianos e palmeirenses, esquerda e direita. O equilíbrio da proteína com carboidrato. A fritura e a leveza do arroz ao mesmo tempo.

Trata-se do TENMUSU|天むす que é o Tempura de Camarão dentro de um Omusubi ou chamado também de Oniguiri. É tão fácil de fazer que poderia ser servido em qualquer izakaya e restaurantes japoneses do Brasil.

O Tenmusu é prato típico da cidade de Nagoya, na Província de Aichi. Já as pessoas em Mie, mas na cidade de Tsu também dizem que o prato é de lá.

Faz sentido. Em 1950 na província de Mie, a brigada do restaurante durante o almoço, faziam Onihuiris e pegavam restos de tempura fritos e enfiavam dentro do bolinho de arroz e comiam, sem precisar usar uma tigela ou prato. A facilidade gerou interesse aos donos e passaram constar no cardápio do Lado B do recinto.

Um sucesso tão grande que logo se espalhou por toda a região de Kansai e depois por todo o país. Há casas que servem o camarão inteiro como se tivesse saindo do arroz. Com um pouco de Tentsuyu, o caldo de tempura, é um delícia que desafio qualquer izakaya no Brasil a servir este saboroso prato que pode virar uma entrada ou prato principal. Será um sucesso de venda.


Logo.png
LOGO BRASIL.png

© Adega de Sake 2004. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total das informações