• Alexandre Tatsuya Iida

Suguidama|杉玉

Atualizado: 12 de Dez de 2019


(Suguidama recém pendurado na entrada da fábrica Yamatogawa onde produz a marca YAUEMON, na cidade de Kitakata em Fukushima)

Mesmo quando pequeno, andando pelas estreitas ruas do Japão, percebi algumas vezes nos portais de grandes casarões nipônicos, um telhadinho e um bola, do que parecia ser de grama.

Muito bonito mas não fazia a mínima idéia. Aliás, são tantas simbologias no Japão que decifrar tudo isso leva um tempo. Então vamos aos poucos explicando aqui.

Olha só quem diria que um dia precisaria pesquisar a tal esfera vegetal. Trata-se do SUGUIDAMA 杉玉 ou alguns o chamam de SAKABAYASHI 酒林. É uma bola feita de gravetos de SUGUI que é o Cedro. DAMA ou TAMA seria a Esfera.

É uma peça histórica, religiosa e cultural no mundo dos Sakes. Isso mesmo. Essa esfera de cedro fica pendurado na fachada das fábricas da bebida fermentada de arroz.

Quando a fábrica filtra a primeira leva da nova safra da bebida daquele ano, troca-se a Esfera seca e marrom para verde, vivo e fresco.

Esse é o anúncio de que a fábrica acabara de produzir uma nova safra da bebida. Já a religião diz que em um dos Santuários do Sake localizado em Nara no monte Miwa, fica o Ômiwa Jinja, onde no entorno crescem frondosas árvores de Cedro.

Para seguir um ritual desde o começo da Período Edo, nativos construíam uma enorme bola de galhos de cedro e penduravam na fachada do templo. Daí todos as fábricas começaram a reproduzir em escala menor, nas fachadas de suas empresas.

No começo até buscavam o cedro de Nara.

(Suguidama seco na frente da fábrica Nagai, da marca MIZUBASHO, na cidade de Kawaba em Gunma)

Daí com o passar do ano, a esfera vai secando, de verde vai amarelando, de dourado para marrom e vai escurecendo. Isso leva um tempinho.

De certa forma, além de anunciar que uma nova safra de sake está pronta, serve de medidor da maturação da bebida ao longo do ano.

Então na sua próxima caminhada pelo Japão, repare nos Suguidamas. Certeza que ali se produz Sake. Os Suguidamas também são enfeitados na lojas e izakayas do Japão.


Logo.png
LOGO BRASIL.png

© Adega de Sake 2004. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total das informações