• Alexandre Tatsuya Iida

Apelido para quem bebe e não bebe




Muitos sabem que muita coisa da China foi para o Japão. Muito da cultura, da escrita, tradições migrou junto ao arquipélago.

Parte da cultura do Sake também. No Japão popularmente usa-se os termos GUEKO (下戸) e JOUGO (上戸), atribui os nomes para que bebe POUCO e quem bebe BASTANTE, respectivamente.


Para quem estuda japonês e consegue ler um pouco do japonês, notem que a tradução literal é GUEKO = Portão Inferior e JOUGO = Portão Superior.

Esse portões são da histórica a famosa Muralha da China, que davam acesso às Torres de Observação.


Nos dias frios, soldados que ficavam de guarda precisavam se manter alerta de alguma forma suportando o clima rigoroso no meio do nada. E para a guarda que ficava nas partes baixas da montanha, a população servia caldos doces, chás e lanches.


Já em partes mais altas e que demora para as coisas chegarem, os soldados levavam bebidas alcoólicas em jarras de cerâmicas, fazia fogueira na torre, aquecia a bebida e aguentava o frio.


Ou seja, no Japão, quem bebe é chamado de JOUGO e quem não bebe é chamado de GUEKO. E popularmente, os japoneses dizem que: Quem bebe, não come doce. E quem gosta de doces, não bebe.


Claro, há as suas exceções.

1 visualização
Logo.png
LOGO BRASIL.png

© Adega de Sake 2004. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total das informações