• Alexandre Tatsuya Iida

OSHÔGATSU|お正月


(Otoso, o Sake para purificar o corpo por dentro)


Mais um final de ano chegando, muitos vão encher a cara se divertindo no réveillon. Vestindo roupas brancas, reune os amigos, e faz aquela contagem regressivas nos últimos segundos da virada do ano.


Já os japoneses mais conservadores, saboreiam um delicioso TOSHIKOSHI SOBA 年越し蕎麦 dormem relativamente cedo e acordam ao nascer do sol para o HATSUHI NO DÊ 初日の出. Então depois, tomam um banho de ofurô para purificar o corpo por fora.


(Macarrão de Trigo Sarraceno, o Toshikoshi Soba. O Macarrão da Virada do Ano)


Ao invés do café da manhã, por volta de umas 10 horas, os japoneses se reunem em volta da mesa e adultos entregam um envelope com dinheiro, o chamado OTOSHIDAMA お年玉. Depois vem o OTOSSÔ お屠蘇, uma pequena dose de Sake para purificar o corpo por dentro, o banquete OSECHI RYOURI 御節料理 e o OZÔNI お雑煮, uma sopa de dashi com Mochi maravilhoso! Há a adição de outros pratos como SEKIHAN 赤飯.


(Colorido e completo banquete Osechi Royuri)


(Saboroso caldo Dashi com Mochi)


Enquanto os adultos continuam comendo e bebendo ao longo do dia, recebendo convidados, ou indo para a casa dos outros, a criançada brincam na rua empinando pipas, jogam HAGOITA, espécie de frescobol com peteca, entre outras atividades.


Que saudade. Do Otoshidama...


0 visualização
Logo.png
LOGO BRASIL.png

© Adega de Sake 2004. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total das informações