• Alexandre Tatsuya Iida

Otoso|お屠蘇



Todo o começo do ano, depois de seguir alguns rituais matinais como, acordar cedo e ver o nascer do sol e o banho de ofurô para purificar o corpo por fora, no dia 1 de janeiro, todos os japoneses vestem (ou vestiam) kimonos de gala e se sentavam de manhã para primeiro, tomar o OTOSO お屠蘇, para purificar o corpo (por dentro), desejar um feliz ano novo dizendo: ”AKEMASHITE OMEDETÔ GOZAIMASU 明けましておめでとう御座います。” Claro que tem mais coisas a mencionar, mas vai de cada um.


O que seria então esse OTOSO? É um tipo de Sake? Popularmente os japoneses nos dias de hoje, usam somente um bom sake. Na tradição mesmo, a coisa é mais complexa. Explico. Na noite anterior deve se preparar TOSOSAN 屠蘇散, uma mistura de 5 à 10 tipos de ervas medicinais. Os principais são:


BYAKUJUTSU, da família do Asteraceae

SANSHÔ, a Pimenta-do-japão

KIKYÔ, a raíz da Campainha-da-china

NIKKEI, da família da Canela

BOUHUU, da família da Salsa


Não tem mistério no preparo, mas vai muito pelo gosto. Você pega 300ml de Sake e 300ml de Hon-Mirin (Mirin não culinário). Coloca-se todas as ervas trituradas e deixe por 7 à 8 horas.


Para tomar, o mais jovem da família usa o SAKAZUKI 杯 menor e depois de tomar, entrega o seguinte para o segundo mais velho e assim por diante. Normalmente são 3 sakazukis e depois pode ir revezando conforme o tamanho da família.


Como é uma tradição de purificação e de desejar que nenhum mal à saúde aconteça na família, é de bom tom que mesmo aquele que não beba, finja beber. E outra, é apenas um pequeno gole.


Então, meus amigos. Um FELIZ ANO NOVO e nos vemos aqui no Portal Washoku em 2020!!

Logo.png
LOGO BRASIL.png

© Adega de Sake 2004. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total das informações