• Alexandre Tatsuya Iida

Temaki




O Temakizushi (手巻き寿司) ou apenas Temaki, se tornou um fenômeno no mundo, mas o Brasil é o campeão de consumo deste tipo de Sushi. Tanto que o nosso país é o único a ter casas especializadas no Temaki.


O Temaki é considerado o tipo de sushi que Sushi Shokunin (Sushiman purista) não faz em seus restaurantes e sim os leigos em casa. Tanto que os restaurantes montam kits para Temaki e entregam na casa do cliente.


Acordo os japoneses, no 3º Sábado de cada mês reune-se toda a família para um almoço e fazer um Temaki. Na correria do dia a dia no Japão, muitos não tem a chance de encontrar a família toda. Por isso criaram esta "data" para todos se juntarem à mesa.

Os ingredientes são variados e bem sortidos. Antes disso devemos entender o que são os Makizushi (巻き寿司) onde o Temaki faz parte deste grupo. O Makizushi é o sushi em formato cilíndrica. Ainda o mesmo se separa em Hosomaki e Futomaki. O primeiro é mais fino e com um ingrediente que pode ser Pepino, Atum, Kanpyô e Oshinko. Já o Futomaki já vão mais coisas. Podem compor os vegetais e legumes do Hosomaki, pode adicionar Tamagoyaki, Espinafre, Vagem, Cenoura, etc. Enquanto o Hosomaki alguns comem com shoyu e o Futomaki não.


No Período Edo, os trabalhadores na área de metalúrgica não podiam perder um segundo do trabalho, pois a concorrência entre eles era absurdamente grande. Para isso, se a pessoa quisesse comer um sushi, (que era um fast food) tinha que ser muito rápido.


Para não sujar as mãos com o grudento arroz, tinha a folha de alga Nori. Pedaços ou tiras de atum eram colocados no meio do arroz e já pingavam o Shoyu e mandavam goela abaixo.


Um deles soltou: "Essa tira de atum vermelhão não parece uma barra de ferro?". Daí vem o TEKKA MAKI, já que "Tekka" é o nome da barra de ferro quadrada vermelha de tão quente.


Bom, voltemos ao "colocar o ingrediente desejado". O Temaki virou o meio termo entre o Hosomaki (único ingrediente e que pode ser peixes e frutos do mar) e o Hosomaki (não vai peixe, mas vai ovo, verduras, legumes e conservas). Todos eles são itens que harmonizam com o arroz avinagrado, nori e shoyu.


O Temaki deve ter a metade de um Hosomaki inteiro. O Hosomaki pode ser cortado em 6 pedaços pequenos. Ou seja, o Temaki deve ser comido em 2 mordidas.


Então lembre-se da harmonia entre ingredientes.

0 visualização
Logo.png
LOGO BRASIL.png

© Adega de Sake 2004. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total das informações