Kappabashi|合羽橋

16.10.2018

Kappabashi Dôri ou Avenida Kappabashi é um centro comercial para cozinha tanto doméstica quanto profissional. Pelo menos o preço não é absurdamente caro, mas não é barato.

 

Mas vale muito a pena dar uma passada por Kappabashi para quem trabalha em restaurantes japoneses e desejam comprar utensílios, equipamento e enfeites. Eu mesmo passei em lojas de bandeiras Nobori e Cortinas Noren. São tantas opções que é difícil levar 1 ou 2 ou 15.

 

Tem lojas de tudo. Entrei em uma de Lanternas de Papel, o Chouchin. Claro que comprei o de Sake. Mas tem de tudo. Takoyaki, Izakaya, Ramen, Udon, Yakissoba, etc. 

 

Lojas de cerâmicas então, chega a espalhar as peças no chão. O surpreendente é ouvir o dono de um deles: Você não tem uma loja de sake no Brasil? Eu te sigo no Twitter. 

 

Que susto!

 

Seguimos a caminhada pela avenida. O legal que fomos no sábado de manhã. Vazio. Muito bom. De semana, isso tudo vira um formigueiro. 

 

Entramos numa loja de Réplicas. Isso mesmo. O Japão considera o visual dos pratos como prioridade. Não aceita apenas fotos de pratos. Querem as réplicas da comida nas vitrines. Tem os prontos ou feitos sob medida. Não só pratos japoneses, como karê, tonkatsu, katsudon e sushis, como pizzas, espaguetes e ainda, frutos do mar, frutas, legumes e pescados. Tem até uma infinidade de canecas e garrafas de cervejas de todas as marcas.

 

Agora, por que o nome Kappabashi? Diz a lenda que a região banhada por um rio, o solo era tão encharcado que constantemente precisava de reforma. Sem recursos, muitas casas eram engolidas pela terra. Foi quando o Kappaya Kihachi resolveu ajudar a população, liberando o dinheiro do seu próprio bolso. Só que em dias chuvosos, a natureza era o seu maior inimigo. Faltavam homens que pudessem dar conta da erosão. 

 

Foi quando os Kappas (seres mitológicos) que viviam a beira dos rios, se sensibilizaram com Kihachi e durante a noite, terminaram a obra que os homens tentavam. E olhando as cercas do rio, parece uma ponte. Hoje o rio não existe mais.

 

Assim, a região foi chamada de KAPPA BASHI ou Ponte Kappa. O Kappa é um ser mitológico que aprontava todas, virando barco de pescadores e afogando a molecada que nadava nos rios e lagos. Continua a lenda que, ao se deparar com um Kappa, deverá entregar um PEPINO, já que é a comida preferida dele. 

 

Por isso, o Hossomaki de Pepino é chamado de KAPPA MAKI.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

ONGAESHI |恩返し

14.11.2019

1/10
Please reload

Posts Recentes

16.05.2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook
Logo.png
LOGO BRASIL.png

© Adega de Sake 2004. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total das informações