Sembei|煎餅

17.10.2018

 

Nós já vimos que o SEMBEI é um Wagashi, guloseima tradicionalmente japonês. Um dos únicos salgados feitos com arroz triturado e pó.

 

A grande maioria tem o formato redondo, achatado e assado. Alguns, principalmente em Kansai, podem ter outros formatos diferentes, como OKAKI e ARARE, com ou sem Nori.

 

A Relação: SEMBEI + SAKE + DANGÔ + SAMURAI

 

Era uma vez, em uma das casas de ICCHÁ 一茶 (ou Issa) no meio do nada, na montanha, solitária, à beira da estrada em Saitama, passagem para Nikkô. Essas casas de descanso, de dia servem chás e Dangôs (Bolinhos de Mochi no espeto assado e mergulhado no Shoyu e Açúcar). De noite servem Sake e refeições leves. Também tem o serviço de hospedagem simples. 

 

ICCHÁ ou ISSA, quer dizer UM DESCANSO, UM CHÁ. Seria o nosso: Tomar UM CAFEZINHO.

 

Pois bem. Um dia quando um Samurai fez a sua deliciosa parada para comer dangô e tomar um bom e quente chá verde, viu que a senhora que o atendia um pouco cansada.

 

Os Guerreiros feudais, embora sejam agressivos, também são educados. A pergunta o que houve. Ela diz: 

 

”Fiz muitos Dangôs, mas o movimento está fraco. Serei obrigado a jogar fora. Será o Samurai-san não poderia levar um pouco? Assim evito um pouco de jogar fora os meus Dangôs e Deus não irá me castigar.”

 

O Samurai ficou comovido e pediu para a senhora pegar metade dos dangô e:

 

”Senhora, poderia pegar os dangôs, achate-os e asse. Assim não faz tanto volume, ficará seco, não estraga e ainda posso ir beliscando durante o caminho.”

 

Assim nasceu o SEMBEI, um Dangô achatado. E leva esse nome, pois para assar um fino sembei, precisa ficar virando o tempo todo para não queimar e os produtores dizem: 

 

”Precisa virar SEMBEM 千偏 (Mil vezes)”

 

Que legal, né? Agora, onde o Sake entra nesta história? Atualmente, toneladas de grãos de arroz são polidos nas 1200 fábricas de sakes de todo o Japão. Polimento é a extração da camada externa do arroz que vira farelo. 

 

 

E como a senhorinha diz que deus irá castigar se desperdiçar o arroz, este farelo é revendido para as fábricas de SEMBEIS, vejam só.

 

Então, na próxima vez comer um biscoito de arroz assado, já sabem que até chegar neste formato que está em suas mãos, um Samurai criativo, uma Senhora cuidadosa e fábricas de sakes criaram tudo isso.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

ONGAESHI |恩返し

14.11.2019

1/10
Please reload

Posts Recentes

16.05.2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook
Logo.png
LOGO BRASIL.png

© Adega de Sake 2004. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total das informações