Reserva|予約

20.10.2018

 

Imagina você na sua casa, há uma semana pensando no cardápio, encomenda os melhores ingredientes, acorda cedo no dia para preparar tudo, faz o mise en place, deixa tudo organizado, compra as bebidas e gela, limpa as taças, arruma a casa, faz pequenas reformas, expectativa a mil.

 

Daí dos 10 convidados especiais para você, 6 não aparecem, não avisam, e não atendem a sua desesperada ligação. Não sabe que pode começar a servir os 4 que já estão na sua casa ou se vamos esperar mais um pouco.

 

Não aparecem. Os que já chegaram no horário aborrecidos. Óbvio que você fica triste, depois com raiva, o que fazer com os ingredientes que você comprou e preparou? Muito chato, não? Você cortaria as relações fácil.

 

Bom, é isso que muitos restaurante passam diariamente, quando você reserva e não aparece, não dá satisfação, não dá posição. Muitos podem pensar: Que se dane. É um restaurante. Mas antes disso, são pessoas que preparam a comida e não máquinas. Ingredientes comprados à toa, que com muita sorte, podem ser guardados para outro cliente. Caso contrário, vão para o lixo.

 

Eu mesmo em uma das degustações de sakes, um grupo de 6 pessoas para uma capacidade de 10, fez a reserva e não apareceu. Na verdade, reservou e esqueceu. Roubou a vaga dos outros, comida preparada, garrafas de sakes abertas e sobraram. Uma tremenda falta de consideração. Não é o dinheiro (claro que é), mas somos pessoas.

 

No Japão quando se faz a reserva, algumas casas pegam o número do cartão de crédito. Se não aparecerem e não avisarem, vão cobrar o valor da refeição e sem dó. Não importa se alguém da família morreu. Não deu satisfação, vão debitar.

 

Só que essa onde causou um mal estar entre os japoneses e principalmente entre os turistas. Muitos acharam esse ato uma arrogância e muitas casas recuaram e mudaram de estratégia.

 

Agoras alguns restaurante badalados com estrelas de marca de pneu, não aceitam mais reservas. Acham absurdo? A culpa é do restaurante? Acho que não. Culpa de meia dúzia de clientes irresponsáveis que acham que pagando tudo pode e todo o resto é que paga a conta.

 

Depois são essas pessoas que fazem campanha para um mundo melhor. Que tal olhar para o próprio umbigo primeiro?

 

Na foto, belíssimo Sushi-yá no Roppongi Hills em Tokyo, com ingredientes super frescos para nós, 3 clientes.

Tags:

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

ONGAESHI |恩返し

14.11.2019

1/10
Please reload

Posts Recentes

16.05.2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook
Logo.png
LOGO BRASIL.png

© Adega de Sake 2004. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total das informações