Chirashi & Shoyu|ちらしと醤油

15.10.2018

(Tirashi do Restaurante SHINZUSHI) 

 

Um LNI (Leitor Não Identificado) me faz a seguinte pergunta:

 

Adegão, no Japão eu passei a maior vergonha. Pedi um Chirashi e passei shoyu em cima dos peixes para comer. Os japoneses em volta me olharam como se eu fosse um criminoso. Outros riram de mim como se fosse um ignorante.

 

Bom, primeiro de tudo é que você tem rosto oriental o que os japoneses não sabem se você é um nativo ou descendente de japonês. Se fosse um rosto ocidental, eles não implicam muito.

 

Segundo, até que você pode pingar o shoyu em cima do peixe que irá comer. Só que terá de fazer para cada item e toda vez que comer. Um saco. Então o que eu faço? Pego um pratinho e coloco shoyu e o Wasabi. Para cada item, como se comesse um sashimi, molho no shoyu e como. Depois pego o arroz.

 

Para ingredientes como Ikura (Ovas de Salmão), Tobiko (Ovas de Peixe Voador) ou Uni, eu pego uma fatia grande de GARI (gengibre), molho bem no Shoyu e passo por cim das ovas. 

 

O fato de colocar o Shoyu direto, é que você molha o arroz. Depois de tão encharcado que está, não conseguirá comer todo o arroz. Aliás deixar grão de arroz é morte para os japoneses. Pelo menos na teoria.

 

Então, senhores sushimen e proprietário de Sushi-yas. Este site recomenda deixar um pratinho de shoyu durante o serviço.

 

Curiosidade: O nome TIRASHI ou CHIRASHI vem do verbo Chirasu, que significa Espalhar. Outros chamam o prato de BARAZUSHI. BARA quer dizer separado e solto.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

ONGAESHI |恩返し

14.11.2019

1/10
Please reload

Posts Recentes

16.05.2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook
Logo.png
LOGO BRASIL.png

© Adega de Sake 2004. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total das informações