Gunkan Maki|軍艦巻

14.10.2018

 

Dentre os saborosos sushis que provamos pelos 4 cantos do mundo, existe o sushi que somente o arroz é prensado pelas mãos do Sushimen e enrola-se o nori e o recheio fica em cima. 

 

O Arroz é a base e o Nori é a cerca. Este sushi é chamado de GUNKAN MAKI. Ele imita o Navio de Guerra, onde o Nori é o casco e o arroz é o convés.

 

O nascimento do GunkaN Maki é recente, na década de 40. Em uma famosa casa de Guinza em Tokyo, o cliente pede um sushi com ingredientes diferentes. Na época, as ovas eram as novidades, mas não se serviam em Sushi e sim em Tirashi, já comia com hashi.

 

Era impossível fazer um niguiri ou makizushi sem que estourassem as ovas. Então o Toshiharu Imada pegou o bolinho que já havia prensado, pegou um pedaço de nori, o enrolou e colocou as ovas por cima.

 

Só que muitos não aprovavam a idéia, um formato estranho, não sabiam como colocar o shoyu, essas coisas. E como o nori encharca rápido por causa das ovas, esses sushis não constavam no menu para o Demae 出前 (Delivery).

 

Os clássicos GunkaN Maki são:

 

- Ovas de Ouriço UNI 
- Ovas de Capelin TOBIKO
- Ovas de Salmão IKURA
- SHIRAUO, o Salangidae peixeinho fininhos, pequenos e brancos
- NEGUITORÔ
- NATTÔ com QUIABO

 

Agora repararam que deixo o último N em maiúsculo? É que em muitas publicações de revistas, jornais e sites, acabam escrevendo:

 

GUNKA ao invés de GUNKAN.

 

GUNKA, dependendo da composição dos kanjis, pode virar: 

 

Hino Militar ou Bota Militar (Coturno)

 

Imaginem: Temos um sushi no formato de um coturno, feito de nori, o arroz vai dentro e o recheio fica transbordando pela canela.

 

Não fica bem. Não esqueçam do N.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

ONGAESHI |恩返し

14.11.2019

1/10
Please reload

Posts Recentes

16.05.2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook
Logo.png
LOGO BRASIL.png

© Adega de Sake 2004. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total das informações