Bentô de Undôkai|運動会のお弁当

5.11.2018

 

A gente sempre fala sobre a história, sobre a tradição, sobre a alta gastronomia, regras e rituais. O que também tem igual importância é a lembrança de fases da vida de quem fez parte da colônia japonesa. Seja em cooperativas, grupos, associações ou escolas japonesas, todas elas realizavam o UNDÔKAI 運動会. UNDÔ = Esporte e KAI = Festival ou Evento.

 

Só que este festival está mais para uma  Gincana que um evento esportivo. Claro, tem as suas atividades como corrida de 50m, 100m e 200m, tem revezamento 4 por 100m também. Agora ninguém fica de fora. Desde criancinhas, os pais e mães, os avós também. Todos participam de vários jogos e todos ganham prêmios.

 

Tive e felicidade de estudar no SHOHAKU GAKUEN que hoje se chama Colégio OSHIMAN. Era tarefa e atividades meses antes da data. E no dia, desde manhã bem cedo ainda no escuro, cheio de coisa para fazer. Montar tendas, riscar campo, essas coisas simples. 

 

E começava o Undôkai. Tem a cerimônia, o desfile dos alunos, depois já começava as atividades para valer. Não parava para nada. Não me lembrava muito de tomar água. 

 

Quando anunciava que a partir de agora é a hora do almoço, nossa mães que já combinavam com as outras (as mais chegadas) para cada um fazer um prato. Cada um estendia a sua esteira e virava um enorme campo de piquenique. E a gente chegava morrendo de fome querendo comer tudo que tinha pela frente. Lavar as mãos? Limpava na calça mesmo. Não tinha tempo! Por isso, os pratos eram coisas que podíamos comer com as mãos (sem talher ou hashi). Os clássicos Karaague de Frango, Salsicha no formato de Polvo, Tamagoyaki, Oniguiri com Nori, depois tinha Espeto à milanesa, Tsukemono de Pepino.

 

Também não me lembro de ter mastigado. Talvez eu engolia ao invés de mastigar direito. Legal mesmo é que toda a comida, tinha um toque de areia e terra. Ou estava em nossas mãos, ou vinha com o vento.

 

Depois continuava as atividades e jogo até escurecer o dia. Sei que esse tipo de bentô marca para apenas alguns. Mas tenho certeza de que ninguém, mesmo depois de adulto, jamais esquece o sabor de abastecer com a comida das nossas mães ou avós, depois de suar tanto.

 

Estive com os Embaixadores de Boa Vontade da Culinária Japonesa, e todos eles batendo papo sobre o Undôkai, afirmam que mesmo com o passar do tempo, a gente sempre vai lembrar dos obentôs.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

ONGAESHI |恩返し

14.11.2019

1/10
Please reload

Posts Recentes

16.05.2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook
Logo.png
LOGO BRASIL.png

© Adega de Sake 2004. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total das informações