Corda Amarela|黄色い紐

5.11.2018

Partindo de Tokyo rumo à Sendai, capital da Província de Miyagui. Isso mesmo, a cidade que foi devastada pelo Tsunami, só que quando cheguei era como se nada tivesse acontecido. Mas enfim, estamos aqui para falar de comida.

 

Faltando 1 estação para chegar, vem o anúncio de um bentô de um prato típico da cidade: A Língua.

Olha, uma boa língua você acha no Bueno e no Hidden by 2nd Floor., em São Paulo.

 

 

Pois bem. Ao descer do Trem Bala, já fui procurando os quiosques de bentôs e lá estava a caixinha da marmita bem discreta em comparação aos demais, que tem imagens gritantes. Bom, comprei um que o vendedor me sugeriu, só que antes de colocar na sacolinha ele explica o que fazer com o CORDÃO AMARELO.

 

Estranho. Para que serve aquilo? E o detalhe que só está escrito em japonês. O turista dane-se. Acaba comendo o bentô sem usar o cordão. O vendedor me explica que antes de comer puxa-se a corda com força até arrancar. Com isso, em segundo ouve-se um barulho de acionamento de uma turbina (exagero) e percebe que a marmita começa a esquentar. Esta operação dura uns 30 segundos.

 

 

Então aquele bentô gelado e condensando, fica extremamente quente e a língua fica no ponto exato de maciez. SENSACIONAL!! Que tecnologia para sempre oferecer o melhor ao cliente. E pensa que custa o olho da cara este bentô? Fica na média dos 1000 ienes.

 

 

Como é que se esquenta o bentô? Debaixo da caixa, tem um compartimento onde fica o óxido de cálcio, conhecido como Cal Virgem e um saquinho de água. Ao puxar a corda, rasga-se o saco de água. O contato da água com o Cal gera a reação de hidratação, um calor de centenas de graus antes de se tornar um hidróxido de cálcio.

 

Muito legal, né? Compre este bentô na sua próxima viagem ao Japão.

 

Alguns cuidados ao manusear este bentô:

 

- Por causa do compartimento de água e o cal, a caixa aparenta ser bem maior. E pelo peso, se você achar que a refeição é suficiente, melhor levar mais um lanche.

 

- Puxe a corda com o bentô FECHADO. Do jeito que você comprou, apenas puxe a corda, até arrancar da caixa.

 

- Depois que parar de apitar a caixa, AGUARDE UNS 5 MINUTOS antes de abrir a tampa. Sabe quando você come o pastel e o cara não faz aquele furo? Ao morder escapa o vapor quente e queima a sua boca? Então...

 

- Embora eu tenha dito puxar com força, mas nem tanto. Não adianta quebrar a caixa toda (eu fiz isso).

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

ONGAESHI |恩返し

14.11.2019

1/10
Please reload

Posts Recentes

16.05.2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook
Logo.png
LOGO BRASIL.png

© Adega de Sake 2004. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total das informações