CURIOSIDADES Parte 1

7.11.2018

- Em 1899, Shinjirô Torii fundou a fábrica TORII SHÔTEN produzindo bebidas ocidentais e seu primeiro fruto foi o AKADAMA PORT WINE. Akadama quer dizer Circulo Vermelho, em homenagem ao Sol Nascente, bandeira do Japão. Em 1921 Torii muda o nome da empresa para Kotobukiya e decidiu que queria produzir o primeiro Whisky em solo japonês, ligou para a Escócia para ver se podia enviar um mestre que pudesse implantar uma fábrica em Osaka. Por uma coincidência, os escoceses disseram: Tem um japonês que ficou 3 anos trabalhando a aprendeu a produzir o whisky aqui conosco. Que eu saiba ele já retornou ao Japão. Contate ele.

 

 

 Foi o que ele fez. Achou o Masataka Taketsuru, que é o herdeiro da fábrica de Sake Taketsuru. Ele foi contratado e juntos criaram WHITE SUNTORY ou chamado de SATORII SHIRO FUDA, ou SUNTORY WHITE LABEL BLENDED. SUN = Sol em inglês e TORY é o sobrenome dele.

 

Em 1929 com o falecimento de Shinjirô Torii, seu filho e sucessor, muda o nome da empresa para SUNTORY, nome usado até os dias de hoje.

 

- Masataka Taketsuru que trabalhou por 10 anos no Kotobukiya (Suntory), depois de discutir que whisky realmente deveria produzir de região fria e Torii nãoqueria saber disso, pediu as contas e decidiu fundar sua própria fábrica no estilo escocês em um lugar gelado. Foi para a cidade de Yoichi em Hokkaido. Taketsuru então criou toda uma estrutura para o preparo, fermentação, destilação e maturação nos moldes da Escócia. Porém, havia um problema. Deveria esperar anos para ficar pronto. Então, enquanto isso a empresa produzia uma bebida a base de uma fruta típica da região. A Maçã.

 

 

A empresa no começo de 1934 chamava-se DAI NIPPON KAJU KABUSHIKIGAISHA 大日本果汁株式会社 e produzia e vendia sucos de maçã. Quando o Whisky finalmente ficou pronto em 1940, a empresa mudou o nome para NIKKA WHISKY. Pegou o NI do NIPPON e KA do KAJU.

 

 

 

- Com a criação da sua maior concorrente, a SUNTORY criou uma rede de bares onde só se vendia os whiskies da Suntory. Com o tempo, a rede virou uma cadeia de restaurantes pelo mundo e São Paulo teve o privilégio de acomodar uma unidade na Alameda Campinas. 1979 um cozinheiro junto aos outros foi mandado de Osaka para cá, na posição de 2º Hanaita do restaurante, com seu jeito tímido e quieto. O Itamae MASANOBU HARAGUCHI que hoje comanda o restaurante BAN.

 

- E Mestre Haraguchi trabalhar em vários restaurantes, o Miyabi é um deles, uma dona de um boteco o apresenta uma moça que trabalhava numa loja de presentes e jóias na Liberdade. A Margarida Tago. E o boteco que essa amiga de Haraguchi era a dona, se chama IZAKAYA ISSA. Hoje é a Margarida que assume como a 3º dona do mais famoso boteco japonês de São Paulo.

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

ONGAESHI |恩返し

14.11.2019

1/10
Please reload

Posts Recentes

16.05.2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook
Logo.png
LOGO BRASIL.png

© Adega de Sake 2004. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total das informações