Baiacu|フグ

14.11.2018

 

Já comeram? Já ouviram que o baiacu tem uma toxina mortal que pode levar um homem à morte? A Tetrodotoxina é um neurotoxina que causa dormência no rosto, dedos, mãos e pé, náusea, membros frios. 0,2mg de ingestão é o suficiente para uma intoxicação e 1 à 2 mg é letal a um adulto.

 

Por isso, há um rigor absurdo para os Itamaes que vão trabalhar com os Baiacus. Há inúmeras escolas e centros de treinamentos credenciados pelo governo japonês e a vigilância sanitária. O candidato terá aula teórica, a história, aprende os tipos de Baiacus, como limpar direito. Só que o difícil mesmo está na aula prática. O aluno é obrigado a limpar um peixe sob pressão. É uma simulação para um pior quadro que um Itamae pode enfrentar. 

 

No Japão há restaurantes que abrem temporadas que só server o FUGU (Baiacu). Então são inúmeros peixes um atrás do outro e deverá limpar, separar as vísceras, tirar as toxinas em questão de minutos. Por isso, o aluno deverá limpar um peixe inteiro em 20 minutos. 

 

No exame, ainda ele deverá separar todos os órgãos em uma assadeira, colocar as placas de identificação e apresentar ao instrutor. Agora pensem comigo. Como é que um cara treina isso em casa ou em seu restaurante? Eu acompanhei um candidato que ia fazer o exame. Ele ficava grudado ao seu chefe que estava limpando o peixe e que dava dicas de como não errar. Só que um bom Fugu é caro. Por isso é quase impossível que um candidato posso mexer em um peixe que será servido.

 

No mercado são vendidos os Fugus danificados. Pele cortado, rasgado, congelados. São esses que os alunos pegam para treinar. Lembro que em um dos treinos, o chefe trouxe um Fugu todo arrebentado ao amigo. Desesperado ele não sabia por onde começar. O chefe disse:

 

Se você limpar um peixe todo desfigurado, você vai tirar de letra quando aparecer um peixe bonito. No exame, é como um sorteio. Pode vir de tudo que é jeito.

 

E ele passou. Ganhou a Habilitação para Manuseio de Baiacu, onde deverá estar exposto ao público. 

 

(Sashimi de Fugu) 

 

Acabou? Não. Não basta saber limpar e tirar as toxinas que estão até no sangue. Tem se descartar como produto químico. Se um Itamae esquece que tem restos de Baiacu e joga na lata de lixo para ser recolhido na rua, um vamos supor que um cachorro ou gato, mexa nos restos de comida e morre, a casa é interditada. Para isso tem uma lata própria para o Fugu com cadeado.

 

Que trabalho para um único peixe. Mas o seu sabor é encantador.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

ONGAESHI |恩返し

14.11.2019

1/10
Please reload

Posts Recentes

16.05.2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook
Logo.png
LOGO BRASIL.png

© Adega de Sake 2004. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total das informações