Akafuku|赤福

27.11.2018

 

Trabalhando com a gastronomia japonesa por muito tempo, você passa a inspecionar que ter o prazer de apreciar uma boa comida ou bebida. No meu caso, tomo sake e fico procurando defeito. Agora se tem uma coisa que me encanta, me emociona e que faz com que mova rochas e paredes é o AKAFUKU 赤福. 

 

É uma massa de KOSHIAN 漉し餡 do feijão Azuki que envolve um delicioso e macio Moti, o bolinho de arroz. Isso mesmo, podem me questionar. Só isso? Esse tipo de doce tem em qualquer lugar. 

 

 

Só que a loja AKAFUKU é o principal pilar de tudo o que a gastronomia japonesa pode nos ensinar. Menos é mais. O Simples é o mais difícil. Fácil vendo, difícil fazendo.

 

A loja AKAFUKU foi fundada em 1707 e está em operação até os dias de hoje. No mesmo ano no dia 26 de março, nascia o Reino Unido da Grã Bretanha. Situada à beira do Rio Isuzu e numa esquina, na cidade de Ise na província de Mie, terra do  3 melhores Wagyus do Japão, o Matsusakagyu 松坂牛. Mie também é famoso por abrigar o autódromo de Suzuka para o Grande Prêmio de Formula 1 no Japão.

 

 

O Santuário Ise 伊勢神宮 (Ise Jingu) é um dos mais famosos e sagrados lugares do país, dedicada à Deusa do Sol, AMATERASU 天照 que a sua linhagem prolonga-se a atual Família Imperial. Assim, todo o mês de outubro quando a nova safra de Arroz fica pronto, o próprio Imperador o colhe e entrega pessoalmente ao Santuário Ise. Este festival ou ritual é chamado de KAN NAMESAI 神嘗祭

 

Voltando ao doce, o nome AKAFUKU vem de SEKISHINKEIFUKU 赤心慶福 que significa: ”Que tenha sentimentos sinceros o suficiente para comemorar a felicidade alheia.” E abreviando, pegou-se o primeiro e o último Kanji SEKI e FUKU. Seki pode se ler como AKA. Então ficou AKAFUKU 赤福.

 

O doce é uma pasta, uma fina massa de feijão Azuki ou chamamos de ANKO 餡子. E ainda tem o TSUBU AN 粒餡 que mantem a silhueta do feijão porém bem macio, e o KOSHI AN 漉し餡 que já é uma pasta sem sedimentos (que amo de paixão).

 

O Moti que vai dentro é feito com Arroz Glutinoso ou Motigomê que vem de Hokkaido, assim como o feijão. 

 

Agora quem visitar o famoso Santuário Ise e fã de doces Wagashi, tem a obrigação de passar para tomar um bom chá e comer esse doces. E ainda pode trazer para mim, uma caixinha. E por sinal a casa só faz esse doce. Só tem isso. E tudo feito na mão.

 

 

Por que tenho essa paixão por esse doce? Meu pai é nascido em Ise em Mie. Desde pequeno, quando ia ao Japão, passava lá para comer. Ou ele trazia de presente para o Brasil.

 

Que puta saudade de comer esse doce. Vocês não tem noção de quanto é bom. Olhando parece que é bem doce. Você come 3 unidades fácil. E que banchá delicioso. Complementa o umami do Azuki.

 

 

Para as almas caridosas que desejam trazer este doce para mim, você pode encontrar nos principais hubs ferroviários como Hakata, Chitose e Tokyo. Encontra-se também na Estação de Nagoya que é estação conexão para Ise. Pode encontrar nas lojas dos aeroportos Narita, Haneda e Kansai.

 

Então não hesitem em trazer. Só tragam na horizontal. Amigo meu trouxe em pé e desmanchou tudo. Mas tá valendo.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

ONGAESHI |恩返し

14.11.2019

1/10
Please reload

Posts Recentes

16.05.2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook
Logo.png
LOGO BRASIL.png

© Adega de Sake 2004. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total das informações