America é Arroz|亜米利加

26.11.2018

 

Muitos que estudam o idioma japonês, sabem que existem 3 alfabetos, como HIRAGANA ひらがな, KATAKANA カタカナ e o KANJI 漢字, os ideogramas com mais de 5 letras herdadas da China. O segundo mencionado, o KATAKANA é destinado para palavras estrangeiras, como os nomes de países, por exemplo.

 

Porém alguns países que tem ou tiveram uma grande importância comercial no passado, tem os seus nomes em KANJIS, o alfabeto nativo. E os Estados Unidos da America tem o seu:

 

亜米利加 AMÊRIKA

 

O engraçado porém, é que os kanjis foram compostas sem muita ou quase nenhuma significância até onde estudamos. Se existe precisamos ir mais ao fundo. E como a acento é mais forte no MÊ, muitos japoneses não pronunciavam  o  A do AMÊRIKA. Então achavam que o Kanji 米 fosse o primeiro e aliada a mania de abreviar as palavras, simplesmente resumiam como 米国 BEIKOKU. Isso mesmo. Só para complicar ainda mais a compreensão deste já complicado idioma, tem inúmeras formas de pronunciar cada letra. E ainda muda quando está composto com outro Kanji ou sozinho. Que ver?

 

Isolado = KOMÊ. Não usual = YONÊ, MÊTORU (Metro)

Composto = BEI, MAI. Não usual = MÊ

 

Ainda assim, não é uma regra clara. Muitas palavras ficam essas duas regras misturadas. É o caso do MOTIGOMÊ もち米、o Arroz Glutinoso para fazer o bolinho Mori. Na teoria deveria ser chamado de MOCHIMAI. 

 

Para quem estuda Sakes, o uso do MAI é bem frequente como os SAKAMAI 酒米, SHOKUMAI 食米, KOUJIMAI 麹米, KAKEMAI 掛米, SEIMAI 精米, JUNMAI 純米, etc.

 

Curioso é que os japoneses, apesar de ter criado o nome em Kanji dos Estados Unidos como BEIKOKU, usam a pronuncia AMÊRIKA. E lembremos que a America é um continente. Assim a America do Norte como HOKUBEI 北米, America Central é chamada por CHÛBEI 中米 e a America do Sul como NAMBEI 南米.

 

Quer ver outra palavra que a gastronomia japonesa usou bastante no passado? O termo MERIKENKO メリケン粉, era usado para diferenciar do UDONKO うどん粉, que era nacional. E como dissemos, a primeira letra A foi esquecido e ficou MERIKEN, derivado de MERIKAN, que deveria ser AMERIKAN.

 

Que coisa.

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

ONGAESHI |恩返し

14.11.2019

1/10
Please reload

Posts Recentes

16.05.2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook
Logo.png
LOGO BRASIL.png

© Adega de Sake 2004. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total das informações