Hira Ramen Izakaya|居酒屋ラーメン平

27.11.2018

Se tem um casal que é esforçado não só em administrar um restaurante, mas ter todo o cuidado com os detalhes culturais da gastronomia japonesa são o Daniel Parolin Hirata e a Valéria Cedano Hirata. Conheci o Daniel quando ele fazia a curso de Módulo de Serviço da ABS Associação Brasileira de Sommeliers onde falei sobre os Izakayas.

 

 

Desde esse dia ele começou a martelar sobre a idéia e pegou o imóvel antes ocupado pelo AK Vila da Chef Andrea Kaufmann. Até abrir a casa, Daniel praticamente todos os dias me perguntava sobre detalhes dos nomes dos pratos, se podia servir assim ou assado. A sua maior preocupação era  em não errar e ofender a cultura japonesa. Visto isso, decidi ali que os ajudaria para sempre.

 

Pareço legal, mas quando ajudo alguém também vai ouvir um monte. Ouviu que o caldo do tonkotsu está grosso e pesado. Isso rendeu uma série de viagens ao Japão e aprender a fazer o caldo e o próprio Ramen. Um outro detalhe é que o Daniel ficava atrás de um vidro. Eu disse que o coração de um izakaya é o balcão. E muitas vezes as pessoas vem puxar papo com o dono. Falar sobre negócios, mercadorias ou jogar conversa fora. Fez isso. Hoje divide espaço com o barman.

 

Aliás para quem conhece o Hira Rámen Izakaya, sabe o que significa a Logo? É um KAMON 家紋 ou Emblema da Família. Cada clã que ia para a guerra, hasteava o Sashimono uma espécie de bandeira colocada nas costas da tropa de samurais.

 

Em ambientes festivos e formais, o Kamon é estampado no Haori, um agasalho que vai por cima do kimono de gala dos homens. E o da família Hirata é o MARU NI GOKA NI TACHIBANA 丸に五瓜に橘

 

O TACHIBANA 橘 é a base dos cítricos da laranja que tem um forte perfume e suporta firmemente o rigoroso inverno.  Há muitas frases como ”Uma pessoa igual à um Tachibana.” que é generoso no doce mas que pode ser ácido quando necessário. O pé de Tachibana marca presença assim como o Sakura, Momo (Pêssego) e o Matsu (Pinheiro) no jardim do Palácio Imperial do Japão.

 

O Brasão do TACHIBANA é o que está no centro, como pode conferir as suas variações. Ainda há o desenho em volta da Laranja. o GOKA ou GOURI 五瓜 que são 5 cortes de Pepino cercando a Flor da Laranja. Os cortes parecem um Ninho de Pássaro o que demonstra a proteção de sua família.

 

 

Por final, o MARU 丸, o Circulo que envolve todo o Brasão. Para diferenciar da 1º geração, coloca-se o círculo em sinal de respeito.

 

O resumo de tudo isso, é que a família do Daniel e Valéria Hirata é: 

 

”Pessoas doces e fortes, que protege sua família e seus sucessores, com humildade aos seus antecessores.”

 

 

E são assim mesmo. A preocupação que esses dois tem pela família, filhos e a brigada. Defender com unhas e garras o ninho chamado Hira. A humildade que o chef tem com seus pais e veteranos como o Sr. Shimizu que teve a oportunidade em conhecer a sua casa antes do seu falecimento. 

 

Marca de uma empresa não é ser só bonito. Precisa de profundidade, inspiração e sentimento. 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

ONGAESHI |恩返し

14.11.2019

1/10
Please reload

Posts Recentes

16.05.2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook
Logo.png
LOGO BRASIL.png

© Adega de Sake 2004. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total das informações