Izakaya Hyotan|居酒屋ひょうたん

27.11.2018

 

O primeiro Izakaya aberto em Curitiba. Quem está no comando é o irreverente e super animado Keiji Mitsunari que tem o HYOTAN ひょうたん tatuado no braço. Se ele andasse nos arredores de Kabukichô em Shinjuku em Tokyo, poderia facilmente ser confundido com membro da Yakuza, aquele grupo de pessoas encantadoras que recitam poesias.

 

 

Keiji atualmente faz o Curso de Certificação Sake Expert da JSA Japan Sake Association no Brasil. Das 8 aulas que acontecem em São Paulo não faltou nenhuma aula, sempre vindo de ônibus ou avião, pernoitando nos botecos paulistas para absorver o máximo da gastronomia japonesa paulista. Uma dedicação que faz com que muitos restaurantes e izakayas deveriam aprender com ele.

 

E também antes de conhecer esta figura, um nome me chamou muito a atenção e que era um nome de boteco japonês mais que perfeito. HYOTAN.

 

 

Hyotan é a Cabaça ou Abóbora-d`água nativa da Africa e chegou ao Japão há 9600 anos atrás. Trepadeira que pode chegar a 2 metros, no mundo todo o fruto foi usado como recipientes. No Brasil e na Argentina como copos para tomar chá mate, índios americanos usavam como cachimbo e tribos na Papua Nova Guiné como peças guardadoras de pirocas.

 

 

No Japão, os Samurais usavam a cabaça seca como garrafa e guardar água para suas longas caminhadas ou Sakes que além de beber, o fermentado de arroz era um removedor de sangue das espadas. Agricultores usavam para guardar sementes, já que a casca da cabaça é impermeável e não deixa entrar umidade. O pessoal do campo acreditava que as sementes guardadas nas cabaças era a certeza de sucesso no cultivo e passaram a transmitir que o Hyotan traz sorte e sucesso para a vida. Tem até chaveiros nas lojas presentes em todo o Japão.

 

Também eram armazenados medicamentos no seu interior. Então os antigos diziam para as crianças que ao colocar a cabaça perto do travesseiro do enfermo, curaria a doença.

 

 

Culturalmente, o Hyotan era amplamente usado para transportar Sake. Uma garrafa. Tanto que muitas jarras de cerâmicas imitam o formato da Cabaça. Até o Tanuki dos Izakayas levam o Tokkuri de Hyotan que traz sorte.

 

 

Até nas lendárias cerâmicas de Saga, Imari e Arita, estão estampadas os Hyotans. Este é um rótulos de Sake KOIMARI 古伊万里 da cidade de Imari que reproduz a peça Nabeshimayaki.

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

ONGAESHI |恩返し

14.11.2019

1/10
Please reload

Posts Recentes

16.05.2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook
Logo.png
LOGO BRASIL.png

© Adega de Sake 2004. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total das informações