Macchá e Pó de Ryokuchá|抹茶と粉末緑茶

 

 

 

Janeiro de 2018 quando o frio, a tempestade e a neve derrubavam a temperatura e complicavam toda a malha aérea do Japão. Nós no aeroporto de Haneda olhando o painel de vôos, muita coisa estava cancelada ou atrasada.

 

Sorte que o nosso vôo rumo à província de Saga, estava no horário. Voamos e aproveitamos a estadia visitando várias fábricas de Sakes e um infinidade de restaurantes.

 

Em uma dessas visitas, passamos pela fábrica de Chás KAWAHARA. E lógico que tomamos um bom chá. Confesso que não sou fãs de chás como a Adegona. Sou mais do Café. Mas enfim, o chá estava delicioso. Sr. Kawahara fala com orgulho sobre a sua produção. E enquanto ele preparava o chá para nós, reparei no Kodawari, na atenção que ele tinha pela bebida. Quase que conversava com a água que fervia.

 

Como se falasse: Olha, não vai constranger os meus convidados. Ferva direito. E mesmo depois de pronto, ele fazia hora até começar a despejar no Kyûsu. Kawahara serve um chá tão delicioso, mas tão delicado e forte ao mesmo tempo, um torrado de azuki com o forte cheiro do chá verde. Parecia um Yôkan de Chá líquido.

 

Passei a ter uma outra visão dos chás. Que delícia. E claro, como uma mão solta que sou, comecei a comprar vários pacotes de chás de presente para a Cecilia. Vou dizer que foi uma pequena fortuna.

 

 

Sentado em volta a um Irori 囲炉裏 dentro da loja, fiquei com um dúvida sempre martelou a minha cabeça. Sabemos que o MACCHÁ 抹茶 que vem uma latinha custa bem caro. E de repente este Macchá é usado em bolo, doces, topping de Choux Cream.

 

 

A pergunta é:

 

Estamos falando da mesma pessoa?

 

Kawahara me explica: São chás e métodos de cultivos diferentes. Para começar, o nome MACCHÁ 抹茶 é o nome do Produto Final do TENCHÁ 碾茶, processado e em pó. Muitos mencionam o nome RYOKUCHÁ 緑茶. É o nome genérico de todos os chás verdes. RYOKU = Verde e CHA = Chá.

 

Então é a diferença de 2 tipos de chás. Um é o SENCHÁ 煎茶 e o TENCHÁ 碾茶. Para os apreciadores de chás, não confundir o TENCHÁ 甜茶 que vem da China. Também não vamos nos aprofundar aqui no mundo complexo dos chás e sim abordar métodos de processamento dos dois produtos.

 

E como o meu universo é o Sake e a cultura do Chá é quase 4 vezes mais ampla que o universo que estudo, chamei a maior especialista em Chás no Brasil, a Professora e minha colega de profissão na ABS Associação Brasileira de Sommeliers, a Carla Saueressig. 

 

Comecemos com o TENCHÁ que é cultivado ao abrigo da luz, assim como o Gyokurô 玉露 . Toda a plantação é coberta por uma esteira de palha que evita que a luz solar bata direto nas folhas e os brotos.

 

 

Por cerca de 4 semanas as folhas do TENCHÁ precisam se virar para conseguir fazer fotossíntese o que gera mais clorofila, resultando em um chá mais adocicado e brotos macios. O Gyokurô fica cerca de 20 dias coberto antes da colheita e o KABUSECHÁ かぶせ茶 1 semana.

 

São colhidos, aquecidos à vapor para depois moer em pedras cilíndricas, tudo manualmente.

 

 

Esse é o principal motivo para encarecer o Macchá. O Aquecimento Úmido é só para expulsar o excesso de água e eliminar as enzimas que fazem a oxidação, diferente do Oolong e o Chá Preto que são oxidados.

 

Na Índia e em boa parte da China, o Aquecimento é feito à seco.

 

 

Agora o SENCHÁ 煎茶 ama um banho de sol. Com o sol forte escaneando os talos e as folhas, a Teanina que compõe os Aminoácidos se transforma em Catequina dando ao chá a Adstringência. Dessa forma, o SENCHÁ 煎茶 não tem muito Umami. Todos os talos e as folhas são separadas durante o Aquecimento à vapor, para depois  serem moídos por máquinas. Viram pó.

 

A Catequina é muito benéfico à nossa saúde. Ajuda o nosso sistema imunológico, evita doenças cardiovasculares, previne doenças neurodegenerativas, ajuda a perder peso, etc.

 

Bom, tudo isso por ter perguntado sobre o pózinho de chá verde nos doces e bolos.

 

Só para dizer que uns usam Macchá e grande maioria usa o pó de Chá Senchá.

 

Mas no final das contas é tudo chá verde com preços bem diferentes.

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

ONGAESHI |恩返し

14.11.2019

1/10
Please reload

Posts Recentes

16.05.2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook
Logo.png
LOGO BRASIL.png

© Adega de Sake 2004. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total das informações