Manekineko|招き猫

 

Ontem na 6º Aula do Curso de Formação SAKE EXPERT da JSA Japan Sake Association, falamos muitos sobre Izakayas, os botecos japoneses.

 

Em uma da imagens, o tradicional MANEKINEKO 招き猫 aparecia graciosamente para atrair clientes. isso mesmo. MANEKI vem do verbo MANEKU que é atrair. Por isso, em boa parte do comércio no Japão, são colocados a cerâmica de um gato com uma das patas levantando, no simbolismo de estar convidando o cliente a entrar no recinto.

 

Há uma pequena diferença quando este gato levanta a pata direita ou esquerda, embora acabem tendo o mesmo sentido. Quando o gato levanta a pata DIREITA é que atrai DINHEIRO. Quando levanta a ESQUERDA, atrai CLIENTES o que acaba dando na mesma.

 

De brincadeira até pensei. Seria bem legal conseguir um gato que levante as DUAS patas. Até existe para ensinar que, DUAS PATAS levantadas quebra todo o efeito. Quem tudo quer, nada tem.

 

Então uma das alunas do Curso, a sommeliers Paula Cabral me pergunta o significado do gatos de outras cores que não sejam brancas. Sim, nos dias atuais tem gatos com as seguintes cores.

 

CORES DO MANEKINEKO

 

- ROSA - Atrai a paixão.

- VERMELHO - Vermelho apesar de representar uma cor festiva, também pode ser de doenças. Hematomas, sarampo, ardor e cicatriz tem esta cor. Por isso, o gato vermelho é para afastar doenças e riscos à saúde.

- AMARELO - Traz bons relacionamentos pessoais e profissionais.

- DOURADO - Atrai Riqueza

- AZUL - Segurança no Trânsito

- PRETO - Afasta azar.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

ONGAESHI |恩返し

14.11.2019

1/10
Please reload

Posts Recentes

16.05.2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook
Logo.png
LOGO BRASIL.png

© Adega de Sake 2004. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total das informações