Hitsumabushi|櫃まぶし

28.5.2019

 

Este post são para os fãs de UNAGUI, a Enguia de água doce ficarem mais furiosos comigo. Se comer um tigelão de Unagui com o seu caldo adocicado infiltrando no arroz fresquinho já tão bom, imagina quando vem em um kit. Isso mesmo, acompanhe como se come um HITSUMABUSHI 櫃まぶし. Estão prontos? Vamos lá.

 

 

Em uma bandeja vem uma grande tigela de arroz e Kabayaki de Unagui. Ao redor, acompanham Wasabi fresco ralado, pimenta, Algas Nori e Kombu. Uma chaleira de Chá ou Dashi também vem juntos (e Shallow now.......desculpe, não resisti)

 

 

Pega-se a primeira porção de 4 que você irá provar a enguia junto com o arroz em um Chawan (Tigela de cerâmica) que vem junto. Aqui é normal. O simples. Arroz e a enguia, grelhada no carvão e mergulhada no tarê doce. Perfumado e saborosíssimo. Muitos podem não saber, mas esse jeito de comer o Unagui, o processo Kabayaki era para tirar o odor forte dos mangues, onde vivem a enguia. 

 

 

Na segunda parte, mais uma porção do Unagui com o Arroz e coloca a seu gosto, os acompanhamentos. Cebolinha, conserva de cebola, kombu e pimenta. Perceba que agora vem condimentos e temperos diferentes do doce. Isso. Para não enjoar o seu palato, agora vem a força picante e cítrica para equilibrar.

 

 

Na 3º porção coloca-se o Nori e o Wassabi fresco e despeja o Chá verde ou Dashi, que é critério da casa. Nesse jantar foi um Ichiban Dashi de Shiitake. Entende-se que, a primeira etapa adoça a sua boca. Na segundam equilibra. A terceira é a que limpa a boca, um frescor.

 

Então a última parte do Unagui e Arroz, você repete a forma de comer que mais te agradou.

 

Gostaram? São 3 formas diferentes de apreciar o Unagui. Isso porque antes do Hitsumabushi, ainda tinha vários outros pratos do omakasse. Quem sabe em outra oportunidade eu fale dos outros.

 

A apresentação do HITSUMABUSHI e um pouco diferente do UNADON ou UNAJU. A enguia já vem cortada em tiras como o tonkatsu. Isso porque em tempos que não havia o peixe em cativeiro, os tamanhos não eram uniformes e havia a necessidade de equilibrar as porções no prato.

 

O UNAJU e o UNADON são pratos com Unagui e arroz nascidos na região de Kantô que inclui Tokyo, enquanto o HITSUMABUSHI é um prato típico de Nagoya em Aichi, tendo como a sua criação na cidade de Tsu na província de Mie.

 

Na época, era feio comer de um Donburi 丼 ou Jûbako 重箱, recipientes feitos de melamina (vermelho e preto). Daí que vem o UNA (DONburi) e o UNA (JUbako).

 

As pessoas da região de Kansai pegavam a porção da enguia e o arroz desejável e passavam para um chawan de cerâmica e aí comiam. 

 

E aí? Curtiram? Para quem ficou curioso em provar este sensacional prato, aqui vai o endereço onde comemos:

 

Serviço:

 

TOKYO CHIKUYOTEI 東京 竹葉亭

 

Filial NAGOYA

〒450-6012 Aichi, Nagoya, Nakamura Ward, Meieki, 1 Chome−1−4 

JR CENTRAL TOWERS 12º andar (JR Estação de Nagoya - Trem Bala)

Telefone: +81 52-589-0112

 

Matriz TOKYO

8 Chome-14-7 Ginza, 中央区 Chuo City, Tokyo 104-0061, Japão

Telefone: +81 3-3542-0789

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

ONGAESHI |恩返し

14.11.2019

1/10
Please reload

Posts Recentes

16.05.2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook
Logo.png
LOGO BRASIL.png

© Adega de Sake 2004. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total das informações